01 junho

BVL membro do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina

 


a área ambiental o princípio da participação social foi formalmente estabelecido durante a ECO-92 e incorporado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação através da lei 9.985 do ano 2000. Esta lei consagra a participação das populações locais na criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação.
       O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi uma das primeiras Unidades de Conservação do país a implantar seu Conselho Consultivo, no ano de 2001 (Portaria IBAMA n. 185 de 19/12/2001). A participação da sociedade civil neste conselho constitui forma importante de democratização de sua gestão, uma vez que ele possui atribuições fundamentais como acompanhar a elaboração, implementação e revisão do seu plano de manejo e manifestar-se sobre obra ou atividade causadora de impacto sobre o Parque Nacional.
      São 20 anos de atuação contínua do CONPARNA-CD, com quatro reuniões realizadas ao ano, além do funcionamento de câmaras técnicas para acompanhamento de temas específicos.
       O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina atualmente é composto por 41 entidades. Suas reuniões são itinerantes, ocorrendo em diversas localidades dos seis municípios que abrigam o Parque, e abertas ao público



http://parnachapadadiamantina.blogspot.com/p/conselho-consultivo.html 


Resgate de Turista no Parque da Muritiba em Lençóis - Bahia

  Hoje, às 15hs recebemos pedido de ajuda para resgatar um turista de quarenta anos, de Alagoinhas, que estava com guia membro da BVL, Emers...