03 abril

Combate Incêndio na Estiva zona Rural de Lençóis Chapada Diamantina

Famílias da Estiva Agradece
Presente das Famílias da Estiva

Diário do Brigadista, por Geisa Souza

Saímos de Lençóis 28/03, por volta das 20h abastecidos de comida, pizzas para o lanche, refrigerantes e muita água.

Chegamos na boca da noite no povoado de Estiva, paramos para lanchar em frente à casas de nativos. Depois do lanche cada um pegou sua ferramenta de combate, os pacotes de água, a comida do almoço e chamaram alguns nativos para que pudessem nos levar até a base, que seria na roça do nativo Sr. Boré.

Chegando na base deixamos os pacotes de água e a comida. Subimos para a serra apenas com o necessário para o combate.

Subindo a serra encontramos mais nativos de Estiva no combate, assim que nos avistaram, deram um salve de alegria. Nós nos juntamos a eles, tomamos café e definimos juntos uma estratégia de combate.

Depois de tudo revisado marchamos para a primeira cabeça de fogo.

No local de incêndio havia muito fogo alto e uma linha extensa de chamas, e o capim seco só agravava a situação. Na primeira cabeça de fogo encontramos água próximo da gente, enchemos as bombas postal e fomos pra cima com garra e coragem.

Combatemos de baixo pra cima, subindo a linha do fogo virando a noite e madrugada a dentro, bebendo bastante água o tempo todo.

O calor intenso e a fumaça densa dificultavam a respiração e o vento as vezes não nos favorecia. Mas com ajuda de Deus, a lua cheia iluminava a noite fortalecendo a vista, houve momentos de lesões entre os guerreiros, mas nada muito grave.

Por livramento um dos nossos não pisou em um filhote de cascavel, que rastejava sobre as pedras em direção a um buraco, algum refúgio. Para o filhote havia algo mais importante a fazer naquele instante. Fugir do fogo que estava fazendo um estrago grande naquela área. Por isso não se importou com a nossa presença, sua missão era só uma, livrar-se do fogo escaldante e fugir para bem longe que puder dali.

No fim, por volta das 4h30 montamos um breve acampamento na serra para descanso e para repor as energias e observar se durante esse momento não surgiria mais algum foco de fogo por conta das fagulhas que voavam enquanto combatíamos.

Nosso líder Igor Brown, levantou-se e chamou toda a galera para seguirmos de volta à base, pois ja havíamos combatido o incêndio com êxito, força e união daquela área. Não esperamos o sol raiar, levantamos acampamento e partimos de volta.

No caminho, já de dia, que pudemos observar o rastro do fogo, o estrago que o incêndio deixou.

Na base, nos alimentamos, descansamos. Retornamos ao povoado, aguardamos o carro. Nesse momento o pessoal de Estiva prestaram uma homenagem de agradecimento aos combatentes, foi muito lindo, tiramos algumas fotos e voltamos para Lençóis, onde na sede já nos aguardava um belo almoço bem caprichado.

 

Gratidão aos nossos parceiros nessa missão:
- Pizzaria Maju
- Ray Baracho Sec. de Meio Ambiente
- Esmeraldo "Mel"
- Prefeitura de Lençóis , Vanessa e Kiko
- Famílias da Estiva
- Toda Família BVL 


Resgate de Turista no Parque da Muritiba em Lençóis - Bahia

  Hoje, às 15hs recebemos pedido de ajuda para resgatar um turista de quarenta anos, de Alagoinhas, que estava com guia membro da BVL, Emers...