11 fevereiro

Protocolos sanitários para hospedagens do Vale do Pati são definidos

 Comunitários residentes do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, iniciam fase de adaptação das casas para retomada parcial do turismo

Reunião de apresentação dos protocolos sanitários em prevenção a COVID-19 exclusivos para a atividade turística no Vale do Pati. Fotos: Ennio José Brito Santana e Carlos Alberto Barbosa Junior   


As autoridades sanitárias dos municípios de Andaraí e Mucugê (BA), em parceria com o ICMBio,apresentaram em reunião para os moradores (30/01) os protocolos sanitários específicos para as hospedagens do Vale do Pati, comunidade tradicional localizada no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina. 


A atividade turística no Vale possui características delicadas que demandam mudanças específicas nas normativas já estabelecidas. A localidade é de difícil acesso e as hospedagens ocorrem em ambientes compartilhados, dentro das casas dos moradores. “Existe todo um cuidado para garantir a saúde da comunidade, o posto médico mais próximo está a 5 horas de distância das residências”, ressalta Fabiana Profeta, secretária de turismo de Mucugê. 

No fim do mês de fevereiro, haverá uma visita técnica das vigilâncias sanitárias municipais para avaliar as casas de apoio, "só após essa vistoria será possível confirmar a data de reabertura que está prevista para 15 de março", explica Carlos Junior e Francielly Profeta, responsáveis pela Vigilância sanitária de Andarai e Mucugê, respectivamente. 

De acordo com Domingos Almeida, presidente da Associação Comunitária do Pati, os patizeiros estão se esforçando para atender os protocolos da melhor forma possível. “Muitos moradores estão ansiosos para a retomada das atividades, mas conscientes dos cuidados necessários para manter a segurança”.

Concluída esta etapa, o ICMBio, junto aos parceiros, realizará reuniões com o trade dos municípios para a apresentação das novas regras.      

Visitação reduzida

Dentre as principais exigências para a reabertura parcial está o agendamento eletrônico da visitação na plataforma janoo.com.br (ainda não disponível), e que as hospedagens operem com grupos reduzidos e, no máximo, 50% de sua capacidade. Também será estipulado um limite de visitantes para os atrativos naturais do Vale do Pati.

“Além da segurança sanitária, as novas normas visam ordenar a visitação no Vale do Pati e reduzir os impactos ambientais causados pelo turismo desordenado”, destaca Marcela de Marins, analista ambiental do ICMBio.

Outras notícias sobre a reabertura parcial do Vale do Pati serão divulgadas nos canais oficiais do ICMBio, Janoo e nas redes sociais das prefeituras de Andaraí e Mucugê Ascopa (Associação Comunitária do Pati). 

Reabertura gradual

Os atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão sendo reabertos gradualmente para o turismo desde o mês de novembro. Para definir quais atrativos serão abertos ou não, o ICMBio acata o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal; das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso, e considera critérios de vulnerabilidade ambiental. 

Clique aqui e confira quais protocolos exigidos e quais atrativos já estão autorizados para visitação.


Fonte: http://parnachapadadiamantina.blogspot.com/

Resgate de Turista no Parque da Muritiba em Lençóis - Bahia

  Hoje, às 15hs recebemos pedido de ajuda para resgatar um turista de quarenta anos, de Alagoinhas, que estava com guia membro da BVL, Emers...