05 maio

Monitoramento na Bahia


Previsão do tempo para os dias 06 e 07 de maio de 2017
Para os próximos dias, que inclui o final de semana, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Norte e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem predomina é uma massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas nesse período.
Além de deixar o tempo seco, outro reflexo da permanência dessa massa de ar também é verificado nas temperaturas dessas regiões, pois com a pouca nebulosidade, os índices ficam mais elevados durante o dia, especificamente no período da tarde, quando as máximas poderão chegar aos 36°C em algumas localidades. Já durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, estes índices, normalmente diminuem, podendo chegar a mínimas de até 18°C.
Por outro lado, na faixa centro-leste, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico é o sistema que continua influenciando o tempo, o que deverão manter o céu encoberto e chuvoso. Além disso, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano, próximo a costa do Sudeste brasileiro, também está intensificando estes ventos, resultando, assim, em mais umidade e, consequentemente, mais chuvas para algumas regiões, a exemplo das localidades mais próximas ao litoral.
Mesmo com essa previsão de céu encoberto e chuvoso nessa faixa do Estado, as temperaturas ainda se manterão elevadas, com máximas variando entre 29°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 34°C (no Nordeste). Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 15°C (menores índices previstos para o período no Estado).
Na segunda metade do outono as características da estação se assemelham as características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Ainda assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 06/05 (sábado) e 07/05 (domingo), quando deverão variar de 08 a 10 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte da categoria de intensidade “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.
Fonte:  http://www.inema.ba.gov.br/monitoramento/previsao-por-regiao

Resgate de Turista no Parque da Muritiba em Lençóis - Bahia

  Hoje, às 15hs recebemos pedido de ajuda para resgatar um turista de quarenta anos, de Alagoinhas, que estava com guia membro da BVL, Emers...